Episódio 27 – Estourando a Bolha

Lgo ep27Das tulipas holandesas, passando pelo seu sonhado apartamento na praia e chegando até a Bitcoins, o GranaCast tenta desvendar o que está por trás das bolhas econômicas. Nesse episódio tentamos definir como é o comportamento, as causas e consequências das tão temidas bolhas especulativas!

 

Faça o download aqui

Saiba mais!

Economic Bubble
Sorry to burst your bubble
How Financial Bubbles Fester and Burst
Teoria da Reflexividade
Teoria da Reflexividade e o Brasil
Teoria da Reflexividade de George Soros
Aula de Teoria da Reflexividade
Cadê o Leo?

Trilha sonora:

Pot-Pourri: Samba Triste/Lapinha/Samba da Bênção/Pra Que Chorar (Yamandu Costa e Paulo Moura)
Big Brother (The Stephane Wrembel Trio)
Pedido final: Waiting For Love (Avicii)

3 respostas em “Episódio 27 – Estourando a Bolha

  1. Fala galera.

    Aqui é o Pablo, 28 anos, economista, Cuiabá – MT.

    Como sempre, gostei demais do programa, ainda mais citando o Crash, do Versignasi. Só acrescentaria que além das bolhas, o livro também conta um pouco a história do dinheiro, moeda, inflação, etc. Desde os primeiros escambos na mesopotâmia, até as patacuadas que ocorreram no Brasil nos anos 80. No mesmo clima descontraído que vocês citaram no programa.

    Falando em dinheiro, gostaria de sugerir que vocês adentrassem no Padrim, sistema de crowdfunding que muitos podcasts estão usando para financiar parte de suas atividades, em trocas de recompensas geralmente ligadas a manutenção ou extensão dos serviços já prestados.

    Digo isso pois seria um dos primeiros “padrims” de vocês, e isso tem uma razão. Vou usar meu caso para exemplificar.

    Geralmente escuto vocês em trânsito, no trabalho, ou fazendo caminhada. Geralmente quando escuto é quando as idéias mais fervilham, e gostaria de vir aqui interagir com vocês. Porém, em nenhum desses momentos o site está disponível pra mim, pq em meu trabalho o site do Granacast é bloqueado (olha só, primeiro sinal de sucesso! hehe).

    Em casa tenho pouco tempo para “internetar”, pois cuido da minha filha de 2 anos, Então, acabo quase nunca participando aqui com vocês, mesmo escutando e gostando de todos os programas, ou quando consigo tempo, já faz horas ou dias que escutei e esqueci quase tudo que queria comentar.

    Assim, me sinto culpado, pois como ex-podcaster, sei como o feedback dos ouvintes é importante para acompanharmos o alcance de nosso trabalho, e também manter o ânimo continuar a faze-lo.

    Dessa forma, como diria Steven Levitt em Freakonomics (algo me diz que vcs já leram esse livro), a culpa moral geralmente é mais cara do que a culpa financeira (no livro, exemplo da multa pro atraso ao buscar os filhos na escola), e com uma contribuição simbólica mensal, como é a intenção do Padrim, poderia sanar essa vontade de participar, e ao mesmo tempo vocês ficariam sabendo desse alcance, e poderiam até valorar melhor o seu produto.

    Na mesma situação que eu, acredito que estão a maioria dos ouvintes, ainda mais no nicho de vocês, que acredito serem mais jovens adultos, que trabalham e com pouco tempo livre, do que adolescentes desocupados jogadores de DOTA.

    Fica a dica, e acho até que esse assunto daria um tema, economia compartilhada e colaborativa.

    Abraços, and keep the good job!!

  2. Igor, 25 anos, Rio de Janeiro.

    Esse foi o primeiro programa que eu ouvi, conheci vocês durante essa semana, após meses estudando e fazendo investimentos decidi procurar um podcast sobre o tema, encontrei vocês e foi uma grata surpresa.

    Os outros episódios já estão baixados esperando apenas uma ida ao trabalho no entediante (agora não mais) metrô carioca.

    Grande abraço, continuem com o trabalho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s